Cesar Teruel


'Você' não tem um problema, 'você' é o problema!   

  
Significando por 'você' o experienciador separado que você é-levado-a-acreditar que é, 'uma alma-espírito-consciência-ser' experimentando o corpo e que tenta controlá-lo fazendo esforços para evitar-libertar da dor e correndo em busca de prolongar-manter o prazer.   
  
Aquele mesmo esforço é a causa do sofrimento e o esforço e 'você' são um e o mesmo, atividade mental destrutiva baseada na idéia de existência separada que dá a ilusão do livre arbítrio individual.  
  
Pensar (um instrumento-ferramenta criativo-construtivo), como tudo mais em funcionamento no corpo humano, é sem esforço até que seja carregado de creça produzindo o esforço ilusório que estressa o sem-esforço da existência humana (tornando o pensamento uma ferramenta-mecanismo destrutivo).


******************



When I think about what happens I know all about 'myself ' and nothing about what happens!
Quando eu penso sobre o que acontece, eu conheço tudo sobre "mim mesmo" e nada sobre o que acontece!

When I don't think about what happens the majesty of reality is experienced in its immaculate conception.
Quando eu não penso sobre o que acontece, a majestade da realidade é experienciada na sua imaculada concepção.

If I don't think I am what happens.
Se eu não penso, eu sou o que acontece.


Uma breve conversa de um questionador com Cesar Teruel

Q: Cesar, você quer dizer que você só pode se lembrar de algo como uma imagem? E se for seu nome - você vê isto como imagem com letras imprimidas ou escritas em algum lugar?  

CT: Se você não dá um nome a qualquer coisa nem para descrever nem para julgar, tudo simplesmente é e simplesmente acontece...

Q: E pode descrever o que simplesmente acontece?

CT: Não, eu relembro o nome Cesar como linguagem ou palavras mas não como pensamento ou ideia, como bom ou ruim, assim por diante. Sim! Tudo simplesmente acontece, inclusive a loucura no mundo. Não importa se suas ações são condicionadas pelo passado ou estão surgindo frescas no presente, ambas simplesmente acontecem. Mas descrição é inofensiva, julgamento é perigoso e eu estou falando sobre integridade física e mental. De um ponto de vista da Consciência, nada realmente importa. Linguagen como mecanismo de descrição se tornou parte do funcionar natural de ser humano. Mas ao tomar a forma de ideias ou pensamentos, torna-se a razão do estado atual de loucura na vida humana. Mas até mesmo quando eu digo e vejo isto, eu ainda uso a linguagem como descrição disto como um fato e não como bom ou ruim. Você capta o que eu quero dizer quando faço uma distinção entre palavras/linguagem e palavras/ideias? Se você entende, você vê o que eu quero dizer com esquecimento.
Se você experimenta algo agora, isso torna-se sua memória e a memória toma a forma de uma abstração ou ideia e contradiz a percepção do presente pelos sentidos ou realça algo criando a alucinação que nós chamamos nossa realidade - é sensação no corpo criada pelo pensamento e que perde o que realmente está acontecendo por completo. Mas atualmente 'tudo simplesmente acontece' é não usado no contexto certo, aquilo que aponta para o que acontece é consciência ou fenômeno e não o mecanismo de reação a isso. Este mecanismo de reatividade cheio de julgamento pode ser chamado 'o que não está acontecendo' e é o que você pensa; o que acontece não é o que nós pensamos, o pensando acontece depois que um evento já aconteceu.

*********************************


Quietness is not quiet mind! Quiet mind or the thoughtless state experienced in 'meditation' still is a mental state and not real bliss. Awareness of quite mind itself is bliss and it is ever present. 
I am using again the word Awareness for Being/experiencing/existence and Consciousness for manifestation/form/expression/body.

Silêncio não é uma mente quieta! Mente quieta ou o estado sem pensamentos experienciado na ‘meditação’ continua sendo um estado mental, e não é a felicidade real. A própria Consciência da quietude da mente é felicidade, e está sempre presente.
Estou usando a palavra Consciência para Ser/experienciando/existência e consciência para manifestação/forma/expressão/corpo.


I used in the previous post the word Awareness which is also synonymous of Existence, effortless Existence. It can also be called experiencing or knowing or simply Being. This quality of knowing even when it may sound like a paradox is absent of knowledge. It lacks the common subject/object relationship flavour since there is no concept/thought/idea/believe in experiencing. This condition of experiencing with no knowledge is called awakening. No big deal! : )

Eu usei a palavra Consciência que também é sinônimo de Existência, Existência sem esforço. Pode ser chamada também de “experimentando” ou “sabendo” ou simplesmente Sendo. Esta qualidade de saber está ausente de conhecimento, mesmo parecendo um paradoxo. Ela elimina o sabor da relação sujeito/objeto comum, desde que lá não exista nenhum conceito/pensamento/ideia/crença no que está sendo experimentado. Esta condição de experimentar sem conhecimento é chamada despertar. Nenhum grande negócio! : ) 


Now days some say the identity with Awareness or consciousness has to be regained but that creates another form of separateness and duality.
If I say I am Awareness or Consciousness I am denying I am what I am aware or conscious of.

Atualmente alguns dizem que a identidade com Consciência ou consciência tem que ser recuperada mas isso cria outra forma de separação e dualidade. 
Se eu digo que eu sou Consciência, eu estou negando que sou aquilo do qual eu estou atento ou consciente. 

Duality finishes when all form of identification ceases to exist. This is what freedom really is!

Dualidade termina quando toda a forma de identificação deixa de existir. Isto é realmente o que liberdade é!  


I have no time to judge you! I am too busy living. Being keeps me terribly busy being all the time.

Eu não tenho tempo para julgar você! Eu estou muito ocupado vivendo. “Ser” me mantém terrivelmente ocupado todo o tempo. 


Unless you are free from the desire of all desires, Moksha, liberation, or self-realisation, you will be miserable. ~ UG ~

A menos que você seja livre do desejo de todos os desejos, Moksha, liberação, ou auto-realization, você será miserável. ~ UG ~ 


Consciousness is light that illuminates the infinite space of existence bringing awareness of the countless forms of expression contained within it

Consciência é a luz que ilumina o espaço infinito de existência trazendo consciência das incontáveis formas de expressão que ela contém. 


Awakening is a devastating energy expression. A tornado destroying all conceptual structures that it finds on it's way.

Despertar é uma expressão de energia devastadora. Um tornado que destrói todas as estruturas conceituais que ela encontra em seu caminho. 


'You' are useless as far as awakening is concerned. 'You' are so useless that you will not even be able to surrender. It will be 'you', the idea of a separate existence/separate being that will eventually be surrendered if it is recognised as false!
  
'Você' é inútil no que tem a ver com o despertar. 'Você' é tão inútil que você nem mesmo pode se render, se entregar. Será 'você', a idéia de um ser existente/separado que eventualmente será entregue, se for reconhecido como falso! 


Meditation is not the absence of thoughts, feeling, emotions and sense perception but to be choice-lessly aware of them.

Meditação não é a ausência de pensamentos, sentimentos, emoções e sensações mas estar atento sobre eles, sem escolhas.

Nenhum comentário: